Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça autoriza diretores de clínicas psiquiátricas a retornarem aos cargos

Publicado por Paulo Kubota
há 5 anos

A Justiça, por meio do juiz da 5ª Vara Criminal de Londrina, Paulo César Roldão, autorizou os diretores da Clínica Psiquiátrica Londrina e Villa Normanda a retornarem aos cargos. Com a decisão, Paulo Fernando de Moraes Nicolau e Mara Lúcia Silvestre já podem voltar nesta quinta-feira (19). Eles estavam afastados desde fevereiro, quando foi deflagrada a operação Hipócrates, pelo Ministério Público (MP).

O prazo de afastamento dos diretores se encerrou e o MP chegou a pedir prorrogação, entretanto, o argumento não foi aceito pelo magistrado, que entendeu não há fatos novos para manutenção. “Várias denúncias foram ofertadas, sem contar que perícias em inúmeros materiais ainda se encontram pendentes de finalização, de modo que a manutenção do afastamento não pode persistir por prazo indeterminado”.

O afastamento chegou a ser prorrogado em junho, vencendo neste mês. Além dos diretores, foram liberados para voltar ao trabalho quatro funcionários. O juiz, porém, manteve a restrição dos diretores a não manterem contato com ex-funcionários no decorrer do processo. Eles são réus na operação, que apura possível prática de falsidade ideológica em prontuários médicos de pacientes, entre outros crimes.

Os diretores de duas clínicas psiquiátricas de Londrina, Paulo Fernando Moraes Nicolau e Mara Lúcia Silvestre, foram afastados dos cargos por mais 90 dias após nova decisão judicial. O afastamento das atividades acontece desde a deflagração da operação Hipócrates. O Ministério Público (MP) aponta irregularidades em prontuários médicos.

Outro apontamento é que por receberem verba do Sistema Único de Saúde (SUS) eram adiados os períodos de internações e tratamentos para conseguir mais repasses. No total, 37 pessoas foram denunciadas na operação por crimes como organização criminosa, maus-tratos, cárcere privado, peculato, falsidade ideológica, lesão corporal, estupro de vulnerável, abandono de incapaz e exercício irregular da medicina.

O promotor Paulo Tavares, disse em entrevista à Paiquerê 91,7, que a não prorrogação dos afastamentos poderia atrapalhar as investigações, inclusive com a ocultação de provas.

https://www.paiquere.com.br/justiça-autoriza-diretores-de-clinicas-psiquiatricasaretornarem-aos-cargos/

  • Sobre o autoro que é certo é certo
  • Publicações241
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações51
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-diretores-de-clinicas-psiquiatricas-a-retornarem-aos-cargos/759430780

Informações relacionadas

Notíciashá 12 anos

Procuradoria tenta cassar liminar contra a Operação Hipócrates

Preso empresário denunciado na Operação Hipócrates

Agência Brasil
Notíciashá 8 anos

MPF faz operação contra fraudes em perícias médicas no estado de São Paulo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)