Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Julgamento do acusado de matar jovem em praça de Londrina é anulado pelo TJ-PR

    Desembargador do Tribunal de Justiça acolheu recurso da defesa de Fernando Inácio Andrade e entendeu que acusado praticou os crimes de homicídio qualificado e furto, e não de latrocínio, pelo qual foi condenado.

    Publicado por Paulo Kubota
    há 3 anos

    O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) anulou a condenação do acusado de matar o jovem Hannan Silva em uma praça de Londrina, no norte do Paraná, em outubro de 2019.

    Ao analisar o recurso da defesa de Fernando Inácio Andrade e um parecer do Ministério Público do Paraná (MP-PR), o desembargador Marcus Vinícius de Lacerda Costa entendeu que o crime se trata de homicídio qualificado e furto e não de latrocínio como foi definido em julgamento realizado em dezembro de 2020.

    Fernando Andrade foi condenado a 20 anos de prisão pelo crime de latrocínio, que é roubo seguido de morte.

    Com a nova decisão, o processo retornará ao Tribunal do Júri de Londrina para que um novo julgamento seja marcado.

    Fernando Inácio Andrade está detido no Complexo Médico Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

    Os crimes de homicídios qualificado e furto têm penas menores do que de latrocínio.

    Como foi o crime

    Hannan trabalhava em um cinema, sonhava em ser jornalista. No dia 22 de outubro de 2019, ele saiu do trabalho e, segundo testemunhas, seguiu andando para casa. Como ele não chegou em casa, a família registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento.

    O corpo foi encontrado por um morador de rua na Praça Rocha Pombo horas depois. O Instituto de Criminalística concluiu que a causa da morte foi por estrangulamento.

    Câmeras de monitoramento da Guarda Municipal registraram o crime e, com essas informações, prenderam Fernando Inácio Andrade horas depois.

    O réu, que na época tinha 21 anos, foi preso e confessou o crime. O celular de Hannan, que valia R$ 700, foi encontrado com o acusado.

    Processo

    Em depoimento à Justiça, Fernando alegou ser dependente químico e sustentava o vício fazendo programas na praça. Afirmou que se defendeu durante uma briga durante um programa que fazia com Hannan. Disse ainda que não tinha intenção de matar e que não se lembrava de ter roubado o celular.

    Segundo a polícia, Fernando deu um golpe chamado de 'mata-leão' para imobilizar a vítima e usou uma corda, que era da mochila de Hannan, para estrangular o jovem.

    Na sentença publicada em dezembro, a justiça concluiu que houve a prática de latrocínio tendo em vista a violência aplicada contra a vítima e também por que o laudo de exame de local de morte constatou que os dois bolsos da calça da vítima foram vasculhados e estavam para fora da calça.

    "Indicando que o réu os revistou no intuito de localizar bens para a subtração, ficando patente que sua intenção era se apoderar dos pertences da vítima antes do início das agressões.O réu narrou que tinha dinheiro e que teria recebido pelo programa feito, no entanto, com ele nenhum valor foi localizado e a mãe da vítima disse que esta não tinha nenhum dinheiro nem para voltar para casa de transporte público", disse o juiz em um trecho da sentença de dezembro.

    Veja mais em https://t.co/dEHFX8E02J?amp=1

    • Sobre o autoro que é certo é certo
    • Publicações241
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgamento-do-acusado-de-matar-jovem-em-praca-de-londrina-e-anulado-pelo-tj-pr/1268386260

    Informações relacionadas

    Modelo de contrato de aluguel simples word para preencher - Atualizado

    Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Artigo 106º CPP – Suspeição dos jurados.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)