Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caso Tatiane Spitzner: Termina o primeiro dia do julgamento de Luis Felipe Manvailer, acusado de matar a esposa; veja como foi

    Júri popular começou nesta terça (4) e será retomado na quarta (5), às 8h30. Advogada foi encontrada morta após cair do 4º andar do apartamento em que morava em Guarapuava, em julho de 2018.

    Publicado por Paulo Kubota
    há 3 anos

    Terminou o primeiro dia de julgamento de Luis Felipe Manvailer, acusado de matar a advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava, na região central do Paraná, após quase 12 horas. O júri popular será retomado na quarta-feira (5), às 8h30.

    O julgamento do réu começou na manhã desta terça-feira (4), às 9h19, e foi suspenso às 21h. Foram realizados dois dos 27 interrogatórios previstos. O delegado que investigou o caso e uma vizinha da vítima foram ouvidos.

    Preso há dois anos e nove meses na Penitenciária Industrial de Guarapuava, Manvailer é acusado de homicídio qualificado - com as qualificadoras de feminicídio e morte mediante asfixia. Ele também responde por fraude processual.

    Entenda o caso:

    Ru chegou ao frum por volta de 8h45 Foto RPC

    Réu chegou ao fórum por volta de 8h45 — Foto: RPC

    Confira como foi o 1º dia:

    Escolha dos jurados

    Sete homens foram sorteados para compor o Conselho de Sentença. Entre os 30 convocados, quatro mulheres foram sorteadas, mas acabaram dispensadas após pedidos da defesa do acusado.

    Em três casos, a dispensa foi sem motivo, o que é um direito da defesa. A quarta dispensa foi autorizada pelo juiz após os advogados argumentarem que a jurada sorteada havia curtido uma página de apoio à Tatiane Spitzner em uma rede social.

    Após o sorteio, a sessão foi interrompida para um breve intervalo e retomada por volta das 10h30. Em seguida, iniciou-se o depoimento das testemunhas, começando pelo delegado Bruno Maciozek, que investigou o caso.

    Depoimento do delegado

    O depoimento do delegado durou cerca de 5h30 horas. Ele foi questionado pelo Ministério Público, pelos assistentes de acusação e pela defesa do réu - que perguntou durante 4 horas. Durante o período, a defesa tentou indicar possíveis brechas na investigação e em laudos.

    Para defesa do réu, por exemplo, a simulação do crime não levou em consideração o depoimento de Manvailer quando disse que Tatiane se jogou do prédio. O delegado rebateu afirmando que foram feitas três simulações com o objetivo de explorar todas as possibilidades de queda descritas.

    A defesa também questionou o delegado sobre a prisão em flagrante de Manvailer após o crime e aspectos relacionados às lesões no corpo da vítima.

    No depoimento, ao responder questionamentos da acusação, o delegado disse que não há nenhum registro de que Manvailer tenha ligado para qualquer órgão público para pedir ajuda.

    Ele afirmou também que imagens do circuito interno indicam que o réu passou pano nas marcas de sangue no elevador e no hall do prédio. O delegado disse nunca ter visto um caso anterior de suicídio em que o cônjuge da vitima limpasse o local de morte.

    Na sequência, foi ouvida a segunda testemunha. Ela era vizinha de apartamento de Tatiane e Manvailer. A mulher foi ouvida por videoconferência por morar atualmente em Curitiba.

    Relembre o caso

    Advogada Tatiane Spitzner foi encontrada morta em Guarapuava Foto ReproduoTV Globo

    Advogada Tatiane Spitzner foi encontrada morta em Guarapuava — Foto: Reprodução/TV Globo

    Tatiane Spitzner foi encontrada morta na madrugada do dia 22 de julho de 2018. De acordo com a Polícia Militar (PM), houve um chamado informando que uma mulher teria saltado ou sido jogada de um prédio.

    Antes de Tatiane ser morta, imagens mostraram Manvailer agredindo a esposa. Veja imagens no vídeo abaixo.

    Imagens mostram agresses sofridas por Tatiane Spitzner momentos antes da sua morte


    --:--/--:--

    Imagens mostram agressões sofridas por Tatiane Spitzner momentos antes da sua morte

    A polícia informou que encontrou sangue na calçada do prédio, ao chegar no local. Testemunhas disseram que um homem carregou o corpo para dentro do edifício. Conforme a PM, o corpo de Tatiane estava dentro do apartamento.

    Luis Felipe Manvailer foi preso horas depois da morte da advogada, ao se envolver em um acidente na BR-277, em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. A cidade fica a aproximadamente 340 quilômetros de Guarapuava, onde o caso aconteceu.

    Durante uma audiência de custódia, Manvailer negou que tenha matado a esposa e disse que a advogada cometeu suicídio.

    O acusado disse ainda que se acidentou porque a imagem de Tatiane pulando da sacada não saía da cabeça dele. Para a Polícia Civil, Manvailer tentava fugir para o Paraguai.

    Em uma audiência de instrução, o acusado negou novamente que matou a advogada. Ele declarou que a família de Tatiane influenciou algumas testemunhas, que disseram na delegacia que haviam ouvido a advogada gritando durante a queda.

    Caso Tatiane Spitzner veja como foi o depoimento de Luis Felipe Manvailer


    --:--/--:--

    Caso Tatiane Spitzner: veja como foi o depoimento de Luis Felipe Manvailer

    Segundo Manvailer, as testemunhas mudaram o depoimento nas audiências. No mesmo dia, o acusado preferiu não responder ao questionário feito pela Justiça e a audiência foi encerrada.

    Luís Felipe Manvailer, professor universitário de biologia, era casado com Tatiane desde 2013, e o casal não tinha filhos.

    Adiamentos

    Antes de ocorrer nesta terça-feira, o júri popular de Manvailar havia sido adiado três vezes.

    Inicialmente marcado para 3 e 4 de dezembro, o julgamento foi adiado para 25 de janeiro, após um advogado de defesa do réu ser diagnosticado com Covid-19.

    A segunda remarcação do júri ocorreu após pedido da defesa do réu por incompatibilidade de datas.

    Em 10 de fevereiro, na terceira data marcada, cerca de três horas após o começo da sessão, os advogados de defesa afirmaram ter "o trabalho cerceado", uma vez que o juiz não autorizou o uso de um vídeo da portaria do prédio onde aconteceu a morte como prova.

    O juiz afirmou que o material não consta nos autos do processo e negou que o vídeo fosse exibido.

    Apesar do abandono de sessão, Claudio Dalledone Júnior permaneceu como advogado do réu.

    Após a ação dos advogados, o juiz considerou "abandono injustificado de plenário" e aplicou multa de 100 salários mínimos a cada advogado da defesa, além de definir a ação como "uma afronta ao processo, ao réu e à Justiça".

    A multa contudo foi retirada após uma decisao do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A decisão foi tomada por unanimidade, em sessão da 1ª Câmara Criminal, e atendeu a um pedido dos advogados.

    https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2021/05/04/caso-tatiane-spitzner-terminaoprimeir...

    • Sobre o autoro que é certo é certo
    • Publicações241
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações227
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caso-tatiane-spitzner-termina-o-primeiro-dia-do-julgamento-de-luis-felipe-manvailer-acusado-de-matar-a-esposa-veja-como-foi/1202917134

    Informações relacionadas

    Vanessa de Assis Ferreira, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    IML confirma que morte da Advogada Tatiane Spitzner foi por asfixia mecânica

    TJ-PR mantém prisão de acusado de matar Tatiane Spitzner

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Violência contra a mulher atinge todas as classes sociais

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 6 anos

    Advogada morta: Justiça aceita alteração na denúncia contra Luis Felipe Manvailer

    Renata Araujo Fiuza, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Modelo IX Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Ação Condenatória

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)